top of page

Metaverso na prática

Atualizado: 12 de set. de 2022


Os executivos me perguntam: Como “aterrar” as oportunidades do Metaverso? Observo a necessidade das empresas de diferentes setores em apreender mais sobre o assunto para poderem construir um planejamento e provisionar orçamento que contemple o Metaverso, mas encontram dificuldade de vender a ideia nas organizações onde geralmente os sêniores não entendem a vantagem no investimento. É dificil, eu sei, que todas as diferentes gerações da empresa entendam o que está acontecendo. Então vamos lembrar do passado? Estamos revivendo, em proporção exponencial, o mesmo momento que vivemos com as primeiras páginas HTTP para o universo de terminais de computadores baseados em tela de texto. As empresas se perguntavam será que preciso ter um site na internet? Foi um caminho sem volta, assim como será o metaverso e a adoção de plataformas imersivas. Se você assim como eu, sabe que inovação pautada em tecnologias disruptivas é a chave para acompanhar o ritmo do progresso tecnológico e perpetuar a marca da empresa. Entende igualmente que sair na frente exige investimento, mas garante aprendizado e conhecimento para alcançar o desejado “oceano azul”. Então vamos lá, à medida que o metaverso continua a crescer e evoluir igualmente aumenta o potencial para as marcas interagirem com os clientes de maneira nova e inovadora. Bora explorar essas questões para que você possa começar a criar estratégias sobre como sua marca pode aproveitar ao máximo essa nova tecnologia empolgante.

O que é o metaverso? A etimologia da palavra: O prefixo grego “meta” significa mais alto, além, muitas vezes até transcendendo. E a parte “verso” vem da palavra “universo”, para indicar que o metaverso é um universo que transcende aquele que habitamos atualmente. O metaverso é uma infraestrutura tecnológica que permite que a interação humana ultrapasse as barreiras físicas e geográficas, chamamos também de experiência Figital. De certa forma, já vivemos no metaverso. Os jogadores de games certamente já tiveram experiências em jogos de realidade virtual, avatares digitais e comunidades online e os usuários de redes sociais já aplicaram filtros de realidade aumentada em suas fotos. Refere-se a uma experiência digital na internet que é semelhante ao que vivenciamos na realidade, mas não está realmente acontecendo no mundo físico. O metaverso é muito mais imersivo do que videogames ou experiências de realidade virtual porque incluem múltiplos sentidos (por exemplo, visão, som, tato) em vez de apenas um ou dois. Isso fornece uma maneira inovadora de comprar, jogar e se comunicar com outras pessoas online. Como as marcas podem usar o metaverso? Existem muitas maneiras diferentes pelas quais as marcas podem usar o metaverso para interagir com os clientes. Algumas das maneiras mais fáceis de começar a se envolver incluem:

  • Criando NFTs que representam sua marca ou empresa

  • Patrocinar eventos dentro do metaverso, como torneios de jogos ou festivais de música

  • Construindo escritórios virtuais para que os funcionários trabalhem juntos

  • Criação de lojas virtuais ou plataformas para experiências de compras

As marcas precisam começar a planejar sua entrada no metaverso Se você quer estar à frente da concorrência, sua marca deve começar a traçar estratégias agora sobre como entrará no metaverso. Embora possa parecer uma ideia abstrata, o metaverso está começando a se tornar cada vez mais popular, por isso é essencial entrar cedo enquanto a tecnologia ainda está em desenvolvimento.

Entenda se ele se encaixa com seu público-alvo Antes de tomar qualquer decisão, é essencial entender se o metaverso é adequado para o seu público-alvo. Por exemplo, se seus clientes são principalmente jovens, um mundo virtual ou metaverso pode ser o lugar perfeito para você investir.

Estude a concorrência Para ficar à frente da concorrência, é essencial saber o que eles estão fazendo no metaverso. Isso significa estudar que tipo de experiências outras marcas estão oferecendo ou como elas estão interagindo com os clientes. Algo semelhante funcionaria para a sua marca?

Encontre oportunidades para sua marca participar Depois de entender o que é o metaverso e como ele pode beneficiar seu negócio, é hora de encontrar oportunidades em que sua marca possa participar. Isso pode incluir o patrocínio de eventos, a criação de escritórios ou plataformas virtuais e muito mais. O metaverso é uma experiência digital que está crescendo rapidamente em popularidade. Existem muitas maneiras diferentes das marcas se envolverem, e é por isso que é tão importante começar a criar estratégias agora sobre como você entrará nesse novo mundo emocionante. O metaverso têm o potencial de mudar tudo, desde entretenimento, jogos e varejo até como trabalhamos e socializamos. Portanto, fique de olho nessa tecnologia em rápida evolução!

Published by Ariane Reisier - MSc - EMBA Human-Centered Design Strategist, METAVERSE Design Thinking, Innovation Business Design, Digital Connection.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page